Uma editora independente
Tules. Tu o quê? Tules. Eu, você, nós, elas, todos
A TULES é uma editora independente com uma proposta editorial voltada para a arte da palavra em ficção e não-ficção (poesia, prosa, ensaio, biografia, reportagem, quadrinhos, arte e crítica, entre outros gêneros).
Nascemos editora, mas nos pensamos como um projeto cultural. Nossa proposta, a partir da edição de livros, é abrir novo espaço para a expressão artística, em todas as suas formas editoriais.
Mas qual é a novidade aqui, talvez você se pergunte. Afinal, não somos os únicos nesse meio, não vamos reinventar a roda. Porém, propomos algo novo, justamente por entender que a partir de agora, 2019, começa a ser construído um novo espaço de articulação cultural no Brasil. Mudanças políticas, movimentos sociais, confluência de novas aspirações, enfim: vamos pensar um país melhor ou apenas um país diferente do que temos hoje?
Tudo isso nos importa, e muito nos interessa saber, nesse ponto, que identidade afinal iremos ou queremos alcançar. Que arte será possível fazer para que possamos traduzir ou definir todo esse nosso anseio de povo e nação em movimento?
Não temos resposta. Mas nos propomos a abrir espaço para diferentes perguntas, de modo que possamos discutir e repensar novos horizontes e futuros para as mais plurais manifestações da linguagem.
Em um período que se anuncia tenebroso, precisamos lançar luz, muita luz para estes novos livros. É o que nos permitirá, acreditamos, abrir páginas para outras narrativas além do cânone, privilegiando diferentes trilhas, identidades, minorias e outras tantas e múltiplas expressões.
Uma outra proposta é compartilhar com nossos autores os meios de produção. Sim, vamos fazer nossos livros juntos. A ideia é trabalhar dentro do molde faça você mesmo, dialogando e construindo livros e obras junto com seus autores.
Isso implicará — e será uma marca nossa — conversar e trabalhar cada edição, buscando não apenas atender as demandas de público, mas, principalmente, o desejo estético do autor. Ou seja, vamos ajudar o autor a construir o seu possível itinerário estético, dentro de sua literatura. Numa palavra, vamos editar livros, na acepção mais ampla do termo.
O que nos anima é o imenso prazer e a possibilidade de fazer o que estamos propondo. Sonhar, escrever, publicar, encantar. É a mágica editorial. Queremos brincar, criar emoção, fazer arte com o mesmo prazer que as crianças criam os seus mundos.
Vem com a gente, embarque nessa história!
Os editores